Qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça ao ouvir sobre Coca-Cola? E quanto ao Facebook? Você também imagina um “N” vermelho ao som de “Tudum!” quando pensa em Netflix? Todas essas imagens pré-formadas em sua mente são resultado de uma Identidade Visual bem construída. Mas o que esse termo significa? Identidade Visual é o conjunto de elementos visuais cuidadosamente selecionados para refletirem uma ideia, marca, empresa, serviço ou produto.
Fazem parte da Identidade Visual, os seguintes recursos:
- Logotipo;
- Cores padronizadas (Paleta) para toda a publicidade e divulgação: Geralmente estão em concordância com as cores do logo e apresentam-se em slides de reunião, artes de divulgação, postagens em redes sociais e uniformes, por exemplo;
- Fontes padronizadas (Tipografia) para toda a publicidade e divulgação;
- Mascote: Algum personagem que represente o espírito da marca e que seja capaz de conquistar o público consumidor;
- Slogan: Frase de efeito ou expressão planejada para favorecer a publicidade da marca;
- Tipos de engajamento: A Netflix é famosa por interagir com seus seguidores de forma coloquial e sarcástica; a Amazon foi pioneira em permitir avaliações de clientes em seu site; a Dolly lançava jingles em seus comerciais.
Para melhor compreensão, vamos voltar à Coca-Cola. Você também pensa na cor vermelha, garrafas de vidro e uma letra cursiva bem típica? Quem se lembra dos ursos polares no comercial de Natal? Essa é a Identidade Visual do refrigerante mais famoso do mundo, cuja imagem todos reconhecem. Mas por que isso acontece? Por que todos nós pensamos nas mesmas imagens quando se trata dessa marca?
E aí, qual é a imagem que vem à sua mente quando pensa na LS Consultoria Júnior?
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Os recursos visuais padronizados e apresentados repetidamente pela marca geram Reconhecimento e Lembrança. Conforme se tem contato com esses elementos, o público tende a se familiarizar com as imagens e criar memórias, até se consolidar um visual específico em sua Lembrança. Assim, iniciam-se as associações, em que essas pessoas começam a reconhecer as imagens durante o cotidiano, consequentemente, podendo indicar a marca para alguns conhecidos durante uma conversa corriqueira, de modo a expandir o seu comércio de maneira orgânica e natural.
Exemplificando: Pense que você viu o anúncio de um restaurante várias vezes na semana, sempre com as cores verde e branca e o símbolo de uma folha nas artes, e sua amiga sente vontade de pedir um jantar vegano e saudável; automaticamente você indica esse novo estabelecimento que você viu na internet. Ou você está fazendo compras no mercado e não consegue decidir qual lanche comprar, até que se lembra do mascote que viu mais cedo num comercial, e escolhe um pacote de salgadinhos. Sua memória visual influencia suas decisões.
Esses sentimentos de Reconhecimento e Lembrança são essenciais para estabelecer notoriedade para sua marca e tem efeitos em diversas situações no dia a dia, mas não são os únicos benefícios que a Identidade Visual pode trazer.
Confira mais algumas razões que tornam a Identidade Visual necessária:
EFEITO PERANTE O PÚBLICO
- Comunicação e vínculo: As imagens divulgadas são uma forma de sua empresa se comunicar com o público consumidor e, quanto mais presente suas cores e identidade se mantiverem, maior será a formação desse vínculo, o que também é fundamental para gerar Reconhecimento e Lembrança.
- Profissionalismo e autenticidade: Uma empresa padronizada demonstra seriedade com seu trabalho, o que, muitas vezes, atrai interesse e respeito do público. Da mesma forma, a construção de uma Identidade torna sua aparência única e original, a qual pode ser um diferencial frente a concorrentes.
- Confiabilidade: As pessoas tendem a confiar mais em serviços que apresentam cuidado e organização com sua imagem.
BENEFÍCIOS INTERNOS:
- Organização Empresarial: A padronização das cores, fontes e modelos de artes visuais podem contribuir significantemente para a organização interna da sua empresa, tornando o trabalho mais prático e alinhado entre os colaboradores.
- Consolidação no mercado: Quanto mais Reconhecimento e Lembrança são gerados no público, maior é o processo de consolidação da sua marca no mercado, a qual será lembrada mais vezes e recomendada com mais frequência.
- Rentabilidade: Com uma Identidade Visual bem formada e reconhecida no mercado, o público consumidor tende a expandir e, assim, trazem maior retorno financeiro à empresa ao comprarem seus serviços.
Vamos reforçar a importância da Identidade Visual com um pequeno jogo? Apenas com as imagens abaixo, adivinhe a marca correspondente. Quantas será que você consegue acertar? Valendo!
Você se interessou pelo conteúdo e quer construir sua Identidade Visual, mas não sabe por onde começar? Felizmente, existem profissionais que podem fornecer esse serviço. Na LS Consultoria Júnior, nossos membros recebem constantes capacitações e treinamentos na área de Marketing Digital para entregarem os melhores resultados aos nossos clientes. Agende uma reunião agora mesmo ou contate-nos em nossas redes sociais!
