Você já ouviu falar de Produção Verde? E de Produção Sustentável? O termo “verde” costuma caracterizar processos, tecnologias ou produtos cuja existência tem impacto ambiental reduzido. Alguns exemplos mais populares dessa política denominam-se Green Energy, Green Tech e Green Economy (em tradução livre: Energia Verde, Tecnologia Verde e Economia Verde, respectivamente), os quais possuem o objetivo primordial de zelar pelo meio ambiente, através da utilização de recursos naturais e renováveis, da conservação e preservação da natureza, da redução de poluição, do consumo racional de água, entre muitas outras ações ambientalmente amigáveis. Desse modo, a Produção Verde (do inglês: Green Production) pode classificar os processos produtivos que visam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.
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Dentro da Produção Verde, encontra-se a Produção Orgânica, a qual se define pelo tipo de cultivo completamente livre de agrotóxicos e outros agentes químicos que possam prejudicar o solo, as correntes hídricas, a saúde dos seres vivos e até mesmo o ar. Ao longo dos últimos anos, com o crescimento da preocupação ambiental por parte da população, a agricultura orgânica vem se expandindo, bem como seus produtos orgânicos têm conquistado notoriedade entre os consumidores eco conscientes.
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- Confira agora as principais vantagens e benefícios de investir na produção orgânica:
- A ausência de agrotóxicos e fertilizantes conserva melhor a fertilidade do solo, o que permite utilização mais prolongada do meio e garante o equilíbrio ambiental naquela região;
- É viável o uso de energias renováveis e adubos naturais, como compostagem e minhocultura.
- Os solos mantêm a riqueza em nutrientes, de modo a produzir alimentos mais saudáveis e de maior qualidade, agregando valor comercial;
- A certificação orgânica pode ser um diferencial para comercializar os seus produtos, devido à credibilidade e à garantia de qualidade que o selo fornece, consequentemente podendo atrair novos públicos consumidores e expandir seu mercado.
- Como todo processo produtivo, a agricultura também apresenta desvantagens. São elas:
- Menor produtividade e mais demorada, em comparação à agricultura tradicional;
- Ainda existe um impacto ambiental causado pelos pesticidas e agentes orgânicos;
- Os produtos se tornam mais custosos na comercialização.
Mesmo com essas dificuldades encontradas pelos produtores rurais e agricultores, a preferência por produtos orgânicos continua crescendo no Brasil e no mundo. De acordo com as informações apresentadas pela Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis) para o primeiro semestre de 2020, a venda e consumo de alimentos orgânicos já aumentou em 50% no contexto de pandemia. Uma reportagem do jornal The Guardian em fevereiro deste ano apontou o maior aumento de vendas de produtos orgânicos na Grã-Bretanha nos últimos 15 anos, não somente de alimentos, mas de roupas, cosméticos e outros produtos desse mercado. Estudiosos afirmam que a preferência da população por esses produtos tende a aumentar na próxima década, uma vez que: “As pessoas estão se tornando cada vez mais cientes da comida que ingerem e de onde ela vem. A natureza tem se tornado mais importante para as pessoas”, parafraseando o pensamento de Clare McDermott, diretora de desenvolvimento de negócios na Soil Association, que acredita na persistência desse comportamento social mesmo após a pandemia cessar.
A seguir, uma representação gráfica do aumento do consumo de orgânicos desde 1999 até 2018, calculado em bilhões de dólares.

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