QUANTO CUSTA TECNIFICAR O SEU TRANSPLANTE DE MUDAS DE HORTALIÇAS?
Descubra quanto custa tecnificar o Transplante da sua Horta
O PAPEL DA TECNOLOGIA NO CONTEXTO AGRO-MUNDIAL
No cenário mundial, a implantação de novas tecnologias vem sendo observada como uma ferramenta importante, auxiliando na padronização e promovendo a otimização de uma determinada produção. Neste sentido, a implantação de uma horta pode apresentar diversos desafios, tendo em vista que determinadas escolhas, como o local, o cultivo a serem utilizados e o manejo contra pragas e doenças aplicadas, evidenciam o sucesso da produção. Deste modo, a aplicação destas tecnologias nas lavouras tornou-se uma carta na manga de muitos produtores, visto que aumentaram a produtividade em diversos âmbitos. Além de melhorar a qualidade do produto final com um manejo adequado por meio de controles tecnológicos.
A IMPLANTAÇÃO DE MAQUINÁRIOS NA HORTICULTURA
As hortaliças são alimentos de alta perecibilidade, vendidas pelo aspecto visual, dado que o consumidor final visa escolher os vegetais mais viçosos, e com pouco ou nenhum dano físico, já que a maioria é consumida in natura. Na horticultura, a propagação se dá tanto por semeadura direta, quando as sementes são depositadas diretamente no solo, como pela produção de mudas, e posterior transplante a campo. O transplante pode ser realizado manualmente ou com máquinas denominadas de transplantadoras semimecanizadas. A utilização destes maquinários em determinadas áreas, apresentam maiores evidências do melhor desempenho operacional da produção, ou seja, maior número de mudas em menor tempo. Sendo acondicionadas no espaçamento e profundidade ideal, além de maior ergonomia para os colaboradores, em razão do transplante manual ser considerado desgastante. Desta maneira, a decisão de mecanizar a produção deve-se considerar se tal tecnologia comporta a demanda, se há viabilidade técnica, e principalmente, o valor de investimento para adquirir o equipamento. Atualmente, o mercado apresenta diversos modelos de máquinas transplantadoras para atender diferentes exigências, com o investimento girando em torno de R$ 45.000,00 e R$ 50.000,00.
BENEFÍCIOS DE TECNIFICAR A PRODUÇÃO
- Melhor qualidade do produto final;
- Maior eficiência na produtividade;
- Otimização do tempo de produção;
- Melhor utilização de recursos;
- Manejo adequado e melhor controle de pragas e doenças;
- Padronização e consistência da produção.
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO TÉCNICA NA PRODUÇÃO
O produtor com interesse em aperfeiçoar a operação da horticultura na propriedade e compreender soluções mais viáveis e cabíveis para a sua realidade, deve ter em mente a necessidade de um estudo de viabilidade técnica e econômica, realizado por um profissional da área agronômica. Deste modo, uma avaliação técnica consegue traçar o perfil deste produtor, de maneira única e personalizada, ponderando todos os quesitos importantes para a aquisição de melhorias da tomada de decisão.
